Como escolher o fotógrafo para o vosso casamento? | O Nosso Casamento

Fotografia e Vídeo

Como escolher o fotógrafo para o vosso casamento?

1 entrada / 0 novo
#1 Segunda, 13/12/2010 - 19:49
Retrato de Nuno Palha
Nuno Palha
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 3 sem atrás
Desde: 07.10.2009 - 13:03

Como escolher o fotógrafo para o vosso casamento?

1- Antes de começar a procurar fotógrafos em Portugal, façam uma pesquisa sobre os grandes mestres da fotografia de casamentos, considerados os melhores do mundo. Estudem, tentem compreender em que consiste e no que se baseia a fotografia de casamentos. Demorem algum tempo a fazer isto. É importante.
No final escolham o estilo que mais vos inspirou e marcou.

2- Depois de já terem uma ideia do que querem, comecem a procurar e a pesquisar fotógrafos Portugueses. Não se limitem à vossa área. Portugal é pequeno e um bom fotógrafo vale sempre a deslocação. Fotógrafos profissionais estão habituados a viajar.

3- Nesta altura, após estudo e pesquisa, já terão apurado o vosso sentido estético, conceptual e técnico, de modo a não serem facilmente influenciados por campanhas publicitárias, promoções ou imagens “floreadas”. Podem assim fazer as vossas escolhas de acordo com o que decidiram previamente

4- Escolhem os 6 fotógrafos que gostaram mais, após consultarem os seus portólios e enviem um e-mail a cada um deles pedindo tabelas de preços, descrição de serviços e condições de trabalho.

5- Após receberem o e-mail escolham os 3 que se enquadram no que querem. Demorem tempo a tomar esta decisão. É melhor do que ter 10 reuniões com 10 fotógrafos diferentes, o que acaba sempre por confundir mais ainda.

6- Após decidirem quais os 3 candidatos, marquem uma reunião com cada um deles.

Durante a reunião deve-se ter em conta os seguintes pontos:

a) Empatia com o fotógrafo
b) Transmite confiança? Quantos anos de experiência tem?
c) Qual o equipamento que usa? Tem qualidade? Tem equipamento de Backup para emergências?
d) Peçam para ver 1 ou 2 reportagens completas. É muito fácil fazer-se um portfólio com 50 fotos bonitas de vários casamentos, mas ver 400 fotografias tecnicamente e esteticamente boas de um só casamento é mais difícil.
e) Qual a sua filosofia em relação à fotografia? É só um negócio ou também uma paixão?
f) Estudem a variedade temática do portfólio (casal, cerimónia, preparativos, convidados, situações, baile, preto e branco, cor)
g) É casado? Já foi casado? Tem filhos? Alguém que já se casou tem uma melhor compreensão do casamento e do seu significado.

E para acabar, um último conselho:
- Muitos fotógrafo fazem preços baratos porque depois vendem as fotografias aos convidados no dia do casamento. Um bom fotógrafo ou leva um assistente para tratar desse assunto, ou vende as fotos posteriormente através da Internet.
Ele é pago para fotografar o casamento e não para fazer negócio durante o dia.

Espero que pelo menos alguns destes pontos sirvam para vos dar alguma autonomia e confiança neste assunto e que vos ajudem na escolha.

Cumprimentos
Nuno Palha